Quem não deseja ganhar dinheiro com as redes sociais? Independente do segmento em que você trabalha, existem diversas formas de monetizar suas principais redes sociais. Mas por onde começar? Como fazer para ganhar dinheiro no mundo digital?
Monetizar é transformar algo em dinheiro, ou seja, é fazer com que algum produto ou serviço traga retornos financeiros na atividade. Existem diversas formas de monetização nas redes sociais, como vender produtos, vender serviços e até mesmo ganhar dinheiro da própria plataforma por fazer uma live ou dos seguidores como forma de doação.
No entanto, não pense que após criar um perfil nas redes sociais você já vai sair ganhando dinheiro. Para a monetização nas redes sociais é necessário construir um perfil com informações relevantes e de qualidade, com constância e frequência nas postagens, utilizando todas as ferramentas disponíveis na rede social .
Independente de estar na internet para vender produtos, oferecer serviços ou se tornar um influenciador digital, a criação de uma presença digital sólida é o primeiro passo para iniciar a monetização nas redes sociais. Ou seja, é fundamental construir uma audiência e ganhar autoridade no nicho escolhido.
Agora que você já sabe qual é o primeiro passo para ganhar dinheiro nas redes sociais, que tal conhecer as políticas de monetização das principais redes?
Existem diversas formas de ganhar dinheiro com o Instagram, como fazer parcerias com marcas, posts patrocinados, divulgar seus serviços e produtos, divulgação de links de afiliados, trabalhando como um social media, criando uma loja dentro da plataforma, através da monetização de lives e até cumprindo algumas missões relacionadas às lives para ser monetizado pelo próprio Instagram.
Para quem vende produtos, é fundamental ter uma loja no perfil do Instagram. A loja permite que as marcas façam suas próprias vitrines, com preços e links para compra. Atualmente no Brasil, para o perfil ter um loja dentro do Instagram, é necessário ter uma loja virtual integrada ao aplicativo para o usuário conseguir finalizar a compra e realizar o pagamento. Nos Estados Unidos, o Instagram já disponibilizou o checkout nativo, em que o pagamento pode ser feito diretamente pelo Instagram.
Já para incentivar o uso de algumas ferramentas, o Instagram está liberando recursos para monetizar seus usuários, como é o caso da monetização das lives com o recurso dos selos liberados em 2020 e as metas que estão sendo liberadas aos poucos em 2021.
Selos: os seguidores fazem uma doação durante a live. Ao fazer a doação, o seguidor recebe destaque nos comentários ao vivo, ganha um especial para interação e seu nome aparece em uma lista de apoiadores para o criador durante 90 dias.
Metas: o criador de conteúdo deve cumprir algumas missões relacionadas às lives, como gravar uma live com mais de 15 minutos ou com um convidado. O usuário que atingir as metas é monetizado pelo próprio Instagram.
Para liberar os recursos de selos e metas o perfil do usuário precisa ser de criador de conteúdo ou comercial e precisa estar habilitado para monetizar lives. Para isso, é só acessar o perfil do Instagram, clicar em configurações – criador de conteúdo – selos. O primeiro saque só é liberado após acumular 100 dólares. O pagamento é feito pelo Instagram na conta bancária informada durante o cadastro. Diferente de outras redes, o Instagram não deduz nenhuma porcentagem dos ganhos do usuário.
TikTok
O TikTok está na lista dos aplicativos mais baixados dos últimos anos e para conquistar cada vez mais usuários, oferece diversas opções de monetização. Algumas delas são similares a outras redes sociais como: fazer parcerias pagas com marcas, vender produtos e serviços, ganhar dinheiro com links de afiliados e dar consultoria sobre a plataforma para outros usuários.
Outra forma de monetização, agora exclusiva do TikTok para manter os usuários por mais tempo na plataforma, é o cumprimento de missões diárias. Para isso, a rede social disponibiliza missões fornecendo bonificações que podem ser convertidas em dinheiro. Assistir vídeos dentro da plataforma, criar vídeos para participar de desafios e o compartilhamento da campanha Tikbônus em outras redes sociais são as principais missões.
Já para os criadores de conteúdo, a rede social disponibiliza o TikTok Live utilizado por usuários que atendem aos critérios da política de Itens Virtuais da rede social, podendo fazer transmissões ao vivo e ser monetizado por meio de presentes. O mais novo recurso do aplicativo é o TikTok Creator Fund, para monetizar vídeos de criadores de conteúdo, mas que ainda está disponível somente nos Estados Unidos.
Como monetizar o Pinterest, rede social de fotos, em que os usuários buscam inspirações para diversos nichos? As formas mais comuns são através de parcerias com marcas, links de afiliados, tráfego para e-commerce e Google Adsense.
A novidade do Pinterest está no Idea Pins, recurso de vídeos curtos da plataforma. Agora criadores de conteúdo podem destacar parcerias pagas, por meio de rótulos no Idea Pins. Assim, os usuários interessados serão redirecionados para outros sites, através de links patrocinados. A ferramenta já está disponível em alguns países, até o momento no Brasil, o recurso só está aparecendo para perfis corporativos selecionados.
Essas são só algumas possibilidades de monetização nas redes sociais, existem diversas outras oportunidades de ganhar dinheiro na internet. Mas para isso é necessário comprometimento, muito estudo e profissionalismo.