clubhouse

Clubhouse: saiba tudo sobre a mais nova rede social

O que é o Clubhouse? Qualquer pessoa pode entrar? Como usar? Quais as oportunidades para você e sua empresa? Conheça a rede social mais cobiçada do momento e que está chamando a atenção de pessoas pelo mundo todo.

O aplicativo Clubhouse foi lançado em abril de 2020, porém foi neste ano, após um evento online do bilionário Elon Musk, que a rede social chamou a atenção de diversas celebridades, como Ashton Kutcher, Oprah Winfrey e Mark Zuckerberg. Nas últimas semanas aqui no Brasil, não se fala em outra coisa a não ser o Clubhouse. De acordo com o Google Trends, entre os dias 1 e 8 de fevereiro, foram aproximadamente 2 milhões de buscas relacionadas ao aplicativo no país. 

O que é o Clubhouse?

Após o sucesso do TikTok, rede social de vídeos curtos, o Clubhouse chega fazendo o maior sucesso com uma proposta totalmente diferente: uma rede social somente de áudios. Lembrando que o consumo de conteúdo por áudio, como a escuta dos podcasts, já é uma tendência e só se intensificou no mundo pós-pandemia com o excesso do uso de telas. 

A plataforma, que ainda está em versão beta de testes, possibilita que os usuários compartilhem áudios nas diversas salas em grupo e clubes. Ou seja, não é possível enviar mensagem de textos ou fotos, somente áudios! Outro diferencial do Clubhouse é que os chats são ao vivo e não ficam gravados para que o usuário possa escutar em outro momento. 

Como entrar no Clubhouse?

Atualmente, para fazer o download do aplicativo Clubhouse é preciso ter um iPhone, pois a plataforma está em fase de testes e disponível somente para o sistema operacional iOS. Já para conseguir entrar no Clubhouse, assim como foi o Orkut e o Facebook inicialmente, você precisa receber um convite de algum contato que já utiliza a rede social. Cada novo usuário recebe dois convites, mas ao participar ativamente da rede, você pode ganhar mais convites para distribuir. 

Por isso, se você tem interesse em entrar na rede social, baixe o aplicativo na App Store, faça o seu cadastro e aguarde o convite de um amigo. Segundo informações da empresa, a plataforma não será sempre exclusiva para convidados, em breve haverá uma nova versão do aplicativo, também disponível para o sistema Android e sem a necessidade de convite.

Como usar o Clubhouse?

Ao entrar na rede social é possível criar um perfil, colocando uma foto e uma descrição sobre a sua conta, além de seguir outros perfis. A pessoa que convidou você para entrar no aplicativo também ficará sempre visível em seu perfil.

No aplicativo é possível ver os clubes ativos, com as discussões em andamento, e as que estão marcadas para acontecer. Você pode explorar diferentes conversas, entrando e saindo a qualquer momento. Ao entrar em uma sala apenas como ouvinte, você pode utilizar o recurso de “levantar a mão” e os palestrantes podem convidá-lo a participar ativamente do bate-papo. Outra possibilidade é criar sua própria sala, que pode ser aberta a todos ou exclusiva para seus convidados. 

Quais as oportunidades para você e sua empresa?

  • Networking;
  • Gerar insights ao escutar conversas sobre diversos temas bacanas;
  • Aumentar suas conexões;
  • Consumir conteúdos sobre diversos temas e segmentos;
  • Compartilhar conteúdos relacionados ao seu segmento gerando autoridade;
  • Compartilhar a história da sua marca utilizando recursos como o storytelling;
  • Contato com influenciadores e fontes de inspiração digital.

Além disso, é uma ótima forma de conhecer novas pessoas, encontrar amigos, conversar ou somente adquirir conhecimento sobre diversos temas!

O que você achou do Clubhouse? Você já tem acesso a essa nova rede social? Compartilhe sua opinião ou experiência!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *